Engajamento em escala com Chatbots do Facebook Messenger

Os chatbots do Facebook mudaram a maneira como consumidores e marcas interagem na maior plataforma social do mundo. Hoje, mais de 100.000 bots estão sendo usados no Facebook Messenger para coletar informações, fazer recomendações de produtos, receber pedidos e até mesmo para o bem comum.

Por isso, estamos felizes em anunciar que o Bot Builder do Sprout Social agora suporta a possibilidade de configurar, operar e gerenciar chatbots dentro do Facebook Messenger.

Pesquisas apontam que chatbots do Facebook Messenger podem aumentar a produtividade dos funcionários em até 3,5x. O potencial de impacto para clientes Sprout é enorme uma vez que o número de mensagens nas redes sociais que precisam de resposta de uma marca aumentou 18% entre 2015 e 2016.

O Bot Builder do Sprout, incluído no plano Enterprise do Sprout, oferece às marcas uma maneira escalável e acessível de responder a mais clientes no Facebook Messenger.

Ofereça conteúdo personalizado

Lançamos recentemente o Bot Builder do Sprout para chatbots do Twitter e logo descobrimos que muitas marcas estavam usando chatbots do Twitter para automatizar tarefas repetitivas, principalmente no suporte ao cliente e marketing. Com o Facebook Messenger, as marcas estão buscando automação para uso semelhante e, mais especificamente, para proporcionar conteúdo direcionado com base em interesses e para responder perguntas relacionadas a produtos ou serviços.

Os chatbots do Facebook Messenger também abriram novos caminhos para consideração e experimentação. Quando o 1-800-Flowers lançou chatbots no Facebook Messenger, descobriu que 70% das encomendas dos chatbots da empresa vinham de novos clientes.

Usando o Bot Builder do Sprout, uma empresa de comércio eletrônico que recebe um grande volume de perguntas sobre produtos no Facebook Messenger pode recomendar produtos usando Respostas rápidas e uma Resposta automática correspondente. A partir daí, eles podem direcionar os clientes facilmente a um site para a compra de um item específico.

Automatizando os fluxos de conteúdo, as empresas podem aprimorar as interações com o cliente que podem eventualmente resultar em novas oportunidades de negócios.

build chatbot conversation
Construa experiências interativas e originais

Além de compartilhar conteúdo, as marcas podem descobrir novas oportunidades de marketing quando usam Respostas rápidas de um jeito criativo e interativo. Seja para aumentar a conscientização de marca ou simplesmente para entreter os usuários, os componentes de conversação podem ser personalizados para complementar uma campanha de marketing existente ou direcionar os clientes por meio de uma viagem interativa.

O Facebook Messenger introduz funcionalidades adicionais para a experiência de chat que ajuda as marcas a processar grandes volumes de conversas de chatbot. Usando um Comando de reinicialização e um Botão Reiniciar, os usuários interagindo com um chatbot têm a possibilidade de reiniciar a conversa. Quando um usuário digita um Comando de reinicialização como “Menu” ou “Atualizar” ou clica no Botão Reiniciar localizado no Menu fixo, as opções iniciais Mensagem de boas-vindas e Resposta rápida reaparecem para que um usuário possa continuar interagindo com o bot.

Desse modo, uma marca pode construir uma experiência mais interativa que conduz o usuário por meio de uma variedade de respostas interessantes e divertidas na medida em que eles interagem com diferentes Respostas rápidas.

facebook messenger bot replies
Mais pontos de entrada, mais oportunidades

O Facebook Messenger se destaca de outras plataformas de chat não apenas por sua ampla abrangência, mas também porque permite que conversas sejam iniciadas no Messenger fora da página de negócios do Facebook.

Usando um plug-in, as marcas podem incorporar um botão Messenger em seu site e em seus anúncios do Facebook para incentivar mais conversas. Com esta estratégia, as marcas têm uma oportunidade única com os chatbots. Qualquer chatbot do Facebook Messenger que foi construído e ativado usando o Bot Builder do Sprout irá aparecer em todos os canais onde o Facebook Messenger está presente, tornando possível automatizar experiências em vários canais.

Marcas podem complementar sua estratégia atual do Messenger—esteja esta incorporada em seu site ou no alvo dos anúncios do Facebook—introduzindo um chatbot para dimensionar ainda mais o engajamento do cliente.

facebook ad chatbot
Gerenciamento simplificado

Ser capaz de gerir as mensagens de entrada de maneira eficaz é essencial. Especialmente na medida em que os volumes de mensagem aumentam e as marcas encontram mais oportunidades para conversar com seus clientes.

Como os usuários interagem com Respostas rápidas e respondem às perguntas do seu chatbot, todas as Mensagens privadas vão para a Inbox inteligente. A partir daqui, sua equipe pode visualizar, priorizar, atribuir e agir facilmente sobre as mensagens de entrada. A fim de manter o foco apenas nas mensagens que exigem uma resposta, você tem a opção de autocompletar respostas nas interações do chatbot com Respostas rápidas e envios do Comando de reinicialização.

facebook smart inbox

Chatbots do Facebook Messenger ajudam as marcas a otimizar fluxos de conteúdo e dimensionar o engajamento 1:1. Todos os componentes de que você precisa para começar a usar os chatbots podem ser facilmente ser configurados e personalizados por meio do Bot Builder do Sprout.

This post Engajamento em escala com Chatbots do Facebook Messenger originally appeared on Sprout Social.